Home » Socioambiental
O setor agrícola da Alcon conta com uma equipe treinada e capacitada para aplicar a melhor tecnologia no sistema de produção, contribuindo com o cumprimento de nossa principal missão: produzir com qualidade, de forma sustentável.
Investimos no desenvolvimento de nossos colaboradores, oferecendo oportunidades para que demonstrem sua capacidade e alcancem seu potencial. Para aprimorar o desempenho de cada um dos segmentos em que atuamos, valorizamos a sinergia e o comprometimento em todos os setores.
Buscamos a aplicação inteligente dos recursos na formação das lavouras de cana-de-açúcar, a fim de garantir os melhores resultados, com custos mais baixos e o menor impacto ambiental possível.
Desenvolvemos trabalhos de recuperação de nascentes junto às comunidades do entorno e a partir de 2019 atingimos a meta de 100% da colheita mecanizada, abolindo de vez a queima controlada dos canaviais.
Temos como princípio básico a responsabilidade social, e acreditamos na força do agronegócio como uma solução viável para o Brasil.
Para garantir às gerações futuras um recanto vivo das riquezas de nossa fauna e flora, a família responsável pela Alcon mantém uma reserva particular de proteção natural (RPPN) no estado. A área começou a ser preservada pelo patriarca , na década de 1970, e conta com 35 hectares de grande biodiversidade da Mata Atlântica.
Há mais de dez anos, a Usina Alcon possui um programa de recuperação de nascentes, córregos, rios e represas. Em parceria com comunidades e governos locais, o programa busca o reflorestamento de grande alcance para atingir bacias em todo norte do Estado do Espírito Santo. Entre as mudas plantadas estão as de árvores frutíferas, como araçá, jamelão, ingá, tamarindo, goiaba e açaí e espécies de madeira de lei como ipê, jatobá, cerejeira, peroba, pau-ferro, pau-brasil, entre outras. Atualmente, o programa busca criar condições para reverter a grave situação hídrica no extremo norte do estado.
A ALCON faz o gerenciamento de todos os resíduos envolvidos em seu processo produtivo. Em sua gestão adota a política dos 3 R´s: reduzir, reutilizar e reciclar. Assim, busca maximizar o uso racional de todos os insumos, reduzindo o desperdício e a geração de resíduos e, dessa forma, consegue potencializar o reuso e a reciclagem.
A empresa realiza a coleta seletiva, assim todos os resíduos gerados são segregados na fonte, e depois são armazenados até que se possa dar sua destinação final.